Notícias

BYD inicia construção da primeira fábrica de carros elétricos na Bahia

Em uma cerimônia marcada pela presença de autoridades do governo da Bahia, a BYD, gigante chinesa do setor automotivo, anunciou o início das obras de sua primeira fábrica de carros elétricos no Brasil.

Siga-nos no Instagram

Localizada em Camaçari, na área anteriormente ocupada pela Ford, esta planta promete ser um marco na produção de veículos elétricos no país.

Transformando Camaçari em um hub industrial

O evento contou com a presença de Tyler Li, presidente da BYD Brasil, Alexandre Baldy, conselheiro especial da empresa, e Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, além de outras autoridades.

A fábrica, que representa um investimento de R$ 3 bilhões, é descrita pela BYD como seu maior polo industrial fora da China. A expectativa é que, uma vez em operação entre o final de 2024 e início de 2025, a planta tenha capacidade para produzir cerca de 150 mil carros por ano em sua primeira fase.

Além de revolucionar a indústria automotiva elétrica no Brasil, a nova fábrica deve gerar cinco mil empregos diretos e transformar Camaçari em um centro de atração para fornecedores ligados à cadeia produtiva automotiva, revitalizando a economia local.

 BYD inicia construção da primeira fábrica de carros elétricos na Bahia
Primeira fábrica da BYD no Brasil será construída em antigo complexo da Ford em Camaçari (Imagem: divulgação/BYD)

A BYD adquiriu o complexo industrial por R$ 287.816.458, assumindo uma área total de 4,6 milhões de metros quadrados.

As obras iniciais preveem a construção de 26 novas instalações, incluindo galpões de produção e pista de testes, ocupando cerca de 1 milhão de metros quadrados.

As instalações já existentes serão adaptadas para abrigar fornecedores essenciais na produção de partes e peças para os novos veículos.

Lançamento do BYD Dolphin Mini na Bahia

Durante a cerimônia, foi também anunciado que o BYD Dolphin Mini, um veículo elétrico de entrada, será produzido na nova planta, juntamente com outros modelos inicialmente planejados, como o Song Plus (híbrido plug-in), Dolphin e Yuan Plus (ambos elétricos).

Leia mais:

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo