Inovação

Inovação brasileira: drone ajuda no combate ao mosquito da dengue

Inovação brasileira drone ajuda no combate ao mosquito da dengue
Imagem: divulgação Birdview

A startup brasileira Birdview, originalmente focada no controle de pragas em áreas agrícolas, está expandindo o uso de seu drone para a luta contra o mosquito da dengue.

Siga-nos no Instagram

O objetivo é utilizar esta tecnologia avançada para espalhar machos do mosquito Aedes aegypti que são estéreis, interrompendo o ciclo de reprodução e contribuindo para a diminuição da incidência da doença.

Desenvolvido em parceria com a Embrapa Instrumentação, o drone da Birdview se destaca por ser um sistema modular que permite a distribuição precisa de insetos adultos em locais determinados, seja em campos agrícolas ou áreas urbanas.

No combate à dengue, o drone será usado para soltar machos estéreis do mosquito, que ao acasalarem com as fêmeas – que se acasalam apenas uma vez – impedem a reprodução, levando à redução do número de mosquitos.

Este projeto inovador ainda está em fase experimental, e a Birdview busca parcerias com produtores de mosquitos estéreis para avançar nos testes.

Situada em São Manuel, São Paulo, a Birdview já demonstrou a eficácia de sua tecnologia em mais de 15 mil voos, tratando mais de 1 milhão de hectares com biodefensivos, atendendo clientes importantes como as usinas de São Martinho e Suzano.

A iniciativa despertou interesse durante a 25ª edição do Programa PIPE Empreendedor, chamando a atenção de organizações que produzem mosquitos estéreis.

Com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), a solução proposta não se limita ao controle de pragas ou ao combate à dengue, mas também possui potencial para ser aplicada em programas de reflorestamento, destacando a versatilidade e o impacto positivo dessa tecnologia no meio ambiente e na saúde pública.

Leia mais:

 

Fonte: Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo